"Homem Sacola" estará presente!

Resumo Histórico do Projeto Beija-Flor

O Projeto Beija-Flor existe há quase três anos, e nasceu com a ideia de combater o uso indiscriminado de sacolas plásticas, que degradam o meio ambiente, matam os animais que as confundem com alimento e levam aproximadamente 500 anos para se decompor na natureza.

O nome do projeto surgiu da história vivida por um Beija-Flor, que sozinho tenta apagar um incêndio na floresta. Nesses mais de 30 meses de existência, o Projeto Beija-flor cresceu e ganhou notoriedade pelos trabalhos desenvolvidos em prol da educação, cultura e conscientização ambiental.

No desfile do dia 07 de setembro de 2009, nasceu a Turminha Ecolegal, que atualmente é formada pelos personagens: “Homem Sacola”, Guido (o mascote), Samantha, Thábata e Íthalo. O “Homem Sacola” surgiu como vilão, mas acabou se tornando um herói, especialmente pelo combate ao uso excessivo de sacolas plásticas. Aliás, a roupa do personagem foi confeccionada com 66 sacolas plásticas, que em sua grande maioria foram retiradas das ruas do município. Esse número corresponde à média que cada brasileiro consome mensalmente.

Através do trabalho desenvolvido pelo Projeto e pela Turminha Ecolegal, Jacareí está cada vez mais consciente e se tornou referência para debater questões que estejam relacionadas ao meio ambiente. Além das participações em palestras e eventos, o filme da Turminha – “A importância do presente” – já foi assistido em mais de 20 países, pela internet.

As ações promovidas pelo Projeto Beija-Flor revelam a sua dimensão ao longo desses três anos de existência em que foram criados as Composteiras Domésticas, o Boletim Ambiental, vídeos e a Rede Ecológica de Fidelidade.

Os números do Projeto Beija-Flor impressionam. Até o momento, foram retiradas das ruas cerca de 2000 sacolas plásticas; distribuídas 32 mil boletins ambientais; 12 mil folhetos e mais de 1000 bolsas ecológicas. Realizamos mais de 50 palestras, para um público de 5 mil pessoas, entre jovens, adultos e crianças.

Uma das sugestões do Projeto Beija-Flor para amenizar os problemas causados pelo uso indiscriminado das sacolas plásticas é substituí-las por sacolas de tecido de algodão cru. Por isso, o Projeto Beija-Flor lançou as ecobolsas ilustradas com imagens que fazem referência ao meio ambiente e a cultura regional. Essas ilustrações foram desenvolvidas e doadas por artistas do Vale do Paraíba e entregues gratuitamente por empresas e entidades que apoiam o Projeto.

Apoiamos todas as iniciativas que valorizam a vida, pois entendemos que o meio ambiente está intimamente ligado com todas as áreas, especialmente com a educação, cultura, saúde, segurança e qualidade de vida.

O Projeto Beija-flor revela e defende as questões que envolvem o meio ambiente, pois acreditamos que zelar pela natureza é garantir o futuro das futuras gerações, oferecendo aos nossos filhos e netos a oportunidade e viverem bem e com qualidade. Defender o meio ambiente independe de credo, raça ou partido político. Cuidar da natureza é um dever de todos. É por isso que o Projeto Beija-Flor utiliza como slogan: “Unidos por uma só causa – A Vida”.

Em parceria com o Grupo de Trabalho de Meio Ambiente (GTMA) do CIESP, conseguimos realizar o 1º Mutirão de Limpeza do Rio Paraíba, em 2010. O evento foi um grande sucesso, sobretudo quando analisamos o grande envolvimento da sociedade civil.

O “Homem Sacola” também foi destaque no Brasil e no mundo com a campanha “Saco e um Saco”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Além disso, através de seu idealizador, Marcos Avlis, o projeto ganhou espaço de destaque nos principais veículos de comunicação da região, tais como: TV Vanguarda, Band Vale, Jornal Diário de Jacareí, Semanário, entre muitos outros.

O projeto entra, também, na lista de entidades que apoiam iniciativas de proteção aos animais e lança para a sociedade o primeiro Grupo de Jovens Ambientalistas de Jacareí, para juntos defenderem o meio ambiente e a causa animal.

Esses jovens que já participaram de movimentos ambientais e de cidadania na cidade estão muito preocupados essas questões, e prometem se dedicar ao máximo na busca por melhoria da qualidade de vida e do planeta.


Marcos Avlis (“Homem Sacola”) - É o organizador do 2º Mutirão de Limpeza do RPS - Ambientalista - Protetor de Animais - Educador Ambiental - Estudante do Curso Técnico de Floresta - Idealizador do Projeto Beija-Flor - Presidente do Projeto Pavão – Membro do GTMA-Ciesp (Grupo de Trabalho do Meio Ambiente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) – Empresário